Área de

Controladoria

A área de Controladoria é responsável por garantir a eficiência operacional da Central, cumprindo suas responsabilidades administrativas, financeiras, normativas, de tecnologia e de segurança da informação, além de fornecer informações estratégicas para a tomada de decisões relacionadas à administração e governança da Central e suas cooperativas afiliadas. Com foco em cinco vertentes (Unidades Administrativa e Expansão; Apoio à Governança; Controladoria; Financeira e de Investimentos e de Tecnologia e Segurança da Informação). A Controladoria visa a maximização do desempenho financeiro e criação de valor para os associados, o suporte às cooperativas quanto a normativos e governança (Assembleias Gerais, procedimentos e documentos analisados pelo Banco Central), a facilitação do acesso a dados financeiros e contábeis para apoiar decisões gerenciais, e a atuação na proteção de informações e sistemas digitais.

O que fazemos?


UNIDADE ADMINISTRATIVA E EXPANSÃO

  • Intermediar a comunicação entre as Centrais do Sistema Sicoob relacionada ao recebimento de processos administrativos e judiciais das cooperativas filiadas.
  • Acompanhar a construção e implantação e realizar a manutenção de PAs compartilhados.
  • Realizar a manutenção dos PAs compartilhados.
  • Realizar a atualização cadastral das cooperativas filiadas.
  • Apoiar a expansão de produtos estratégicos ofertando parcerias.
  • Desenvolver projetos, com outras áreas da Central, junto a parceiros para o fortalecimento do Sistema Regional.


UNIDADE APOIO À GOVERNANÇA

  • Orientar as cooperativas filiadas quanto à realização das Assembleias Gerais das cooperativas do Sistema UniMais Rio em relação aos procedimentos e aos documentos que são submetidos para análise do Banco Central do Brasil.
  • Promover a aderência às normas sistêmicas, auxiliar as cooperativas em relação aos normativos e aos processos associados à governança, encaminhar os instrumentos de comunicação emitidos pelo Centro Cooperativo Sicoob.
  • Auxiliar na criação de usuários, realizar o registro das informações e encaminhar documentos ao Banco Central do Brasil para as cooperativas filiadas.
  • Atuar no papel de análise/intermediação, bem como monitoramento dos canais de comunicação (SAC, Ouvidoria, Reclame Aqui, RDR/BACEN, Canal de Ilicitudes);
  • Auxiliar no saneamento de dúvidas das filiadas em relação às tratativas dos canais de comunicação.


UNIDADE FINANCEIRA E INVESTIMENTOS

  • Realizar a gestão financeira dos postos de atendimento (PAs) compartilhados, desde a implantação até o funcionamento.
  • Suporte à tesouraria e caixa dos PAs compartilhados.
  • Realizar a gestão da carteira de Centralização Financeira das cooperativas filiadas.
  • Realizar a simulação do Índice Basileia (IB) das cooperativas filiadas.
  • Acompanhamento dos indicadores de exigibilidade e liquidez das cooperativas filiadas.


UNIDADE DE TECNOLOGIA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

  • Gerenciar, acompanhar e prestar suporte aos contratos sistêmicos de operadoras e assinatura eletrônica D4Sign das cooperativas filiadas.
  • Gerenciar e manter o cadastro de usuários.
  • Gerenciar solicitações de tipo de licenciamento.
  • Gerenciar usuários nas listas de distribuição (grupos).
  • Gerenciar senhas do MFA (múltiplo fator de autenticação).
  • Acompanhar, verificar e orientar sobre o processo de revisão de acessos às ferramentas sistêmicas (SISBR, SIPAGNET, NETREPORT, JCOT, Prognum etc).
  • Gerenciar acessos a plataforma de intranet mantida pela Central.
  • Gerenciar a conectividade (Firewall e Links de comunicação).
  • Oferecer suporte técnico ao usuário, equipamentos e a sistemas.
  • Manter as redes – cabeada, virtual (VLAN) e sem fio.
  • Verificar a conformidade das tecnologias adotadas com os normativos sistêmicos.
  • Realizar treinamentos e suporte aos DPO’s (encarregados pela Proteção de Dados).
  • Fomentar a cultura de proteção e privacidade de dados.

Quem somos?

CRISTIANO PIOVEZAN

Diretor de Controles e Riscos

Chamar no Teams

GRAZIELE LOPES

Gerente de Controladoria

Gerência e Supervisão

Chamar no Teams

Controladoria

ERIKA ANDRADE

Analista de Controladoria

Chamar no Teams

Unidade Administrativa e Expansão

MÁRCIA MELLO

Cordenadora de Adm. e Expansão

Chamar no Teams

PAOLA PAES

Assistente Administrativo

Chamar no Teams

HUGO SANTOS

Assistente Administrativo

Chamar no Teams

JOÃO NOGUEIRA

Assistente Administrativo

Chamar no Teams

Agência Compartilhada

ROSÂNGELA DE MATTOS

Agente de Atendimento

Chamar no Teams

Unidade Apoio à Governança

CARLA BONFIM

Analista de Processos e Governança

Chamar no Teams

HELEISA ALEXANDRE

Analista de Processos e Governança

Chamar no Teams

LARISSA FERNANDES

Analista de Processos e Governança

Chamar no Teams

Unidade Financeira e Investimentos

DARCIO BRUNO

Coordenador Financeiro e de Investimentos

Chamar no Teams

ADRIANA MORAES

Analista Financeiro

Chamar no Teams

ALINE YAMADA

Analista Financeiro

Chamar no Teams

ELMO CHAMI

Analista Financeiro

Chamar no Teams

MARCOS DUARTE

Analista Financeiro

Chamar no Teams

NATÁLIA FIGUEIREDO

Analista Financeiro

Chamar no Teams

Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação

THIAGO MARINO

Coordenador de TI

Chamar no Teams

LUCAS CASSIANO

Analista de Infraestrutura

Chamar no Teams

WAGNER AZEVEDO

Analista de Processos

Chamar no Teams

WILIAN MADEIRA

Analista de Infraestrutura

Chamar no Teams

UANDERSON SANTAREM

Analista de Infraestrutura

Chamar no Teams

LUCAS BRAZ GONZAGA

Estagiário

Chamar no Teams

Como solicitar um serviço?

Abra um chamado


1) Acesse o Portal de Serviços do CCS

atendimento.sisbr.coop.br

Clique em usar o Portal de Autoatendimento e faça seu login com seu usuário e senha do Sisbr.

3) Clique na opção Central Sicoob UniMais Rio

4) Selecione a opção Administrativo, Apoio à Governança, Financeiro ou Tecnologia e Segurança da Informação

Escolha a categoria e subcategoria de acordo com o serviço que deseja e preencha com o máximo de informações possíveis.

5) Acompanhe seu chamado pela plataforma

Na página inicial do portal, clique em Ver o Status das Requisições.

Você também receberá por e-mail as atualizações do chamado.